Se a sua criança chora incansavelmente, vomita bastante e tem imensa dificuldade em dormir, saiba o que um osteopata pode fazer por ele!

Como sei se o osteopata me pode ajudar?

Se o seu filho nasceu de um parto difícil e longo, foi usado fórceps ou ventosa, ocitocina, foram realizadas pressões  sobre o abdómen da mãe no parto etc,podem ter sido criadas fortes pressões sobre o corpo e a cabeça do bebé. Por isso muitos bebés nascem com o crânio deformado.

O bebé cresce no útero pouco elástico e pode por isso apresentar perda de mobilidade articular, como postura em vírgula, dificuldade de rotação do pescoço para um dos lados, crânio assimétrico, etc.

Essas forças podem gerar tensões sobre o crânio do bebé que podem geram sintomas como: atraso no desenvolvimento motor, refluxo, vómitos, choro constante, irritabilidade, obstrução do canal lacrimal, otites frequentes, assimetrias no crânio etc.

Embora a capacidade de adaptação dos bebés seja muito grande, assim como a sua mobilidade, essas forças podem gerar problemas, e precisam ser tratadas.
A osteopatia chegou com uma abordagem muito particular que aborda a questão funcional das diversas estruturas do corpo, e por isso consegue identificar e tratar sintomas que antes eram para muitos profissionais, uma incógnita ou sinonimo de medicamentos e cirurgia.

A abordagem é muito suave e o osteopata irá corrigir o crânio do bebé , corrigindo as tensões das membranas cranianas que podem estar na origem dos problemas do bebe.

Procure um osteopata com formação específica e experiência em casos pediátricos.

A Osteopatia tem indicações em diversos casos, como por exemplo:

  • Torcicolo congênito.
  • Escoliose congênita.
  • Plagiocefalia (que são assimetrias da cabeça do bebe por algum contacto com alguma parte óssea da mãe, ainda na vida intra-uterina, em que podem ocorrer achatamentos e abaulamentos do crânio do bebe)
  • Cólicas e disfunções do sistema gastrointestinal.
  • Insônia ou sono agitado.
  • Irritabilidade
  • Refluxo / vómitos frequentes
  • Hérnia de hiato