O que é a Fibriomialgia?

A fibromialgia é uma doença que produz sintomas muito dolorosos e muitas vezes difícil de administrar. Por isso é interessante saber que dentro da medicina natural existem terapias como a osteopatia, que pode ter efeitos benéficos para reduzir a dor.

De acordo com a Organização Mundial da Saúdea fibromialgia é uma condição dolorosa, não articular, que envolve os músculos e é a causa mais comum da dor musculoesquelética crônica e generalizada”. Esta é uma descrição muito vaga pois os sintomas desta doença podem ser muito mais abrangentes e envolver não apenas o sistema musculo-esquelético como também a dimensão social, emocional e psicológica.

Até o momento, não se conhecem as causas que produzem esta doença, já que se acredita que é uma patologia multifatorial causada por mudanças hormonais, fadiga, problemas de sono e infecções diversas.

Os sintomas costumam ser muito dolorosos e, embora seja importante conhecê-los para preveni-los, é necessário que conheça também como tratá-la. Dentro da medicina alopática, tenta-se reduzir a dor com anti-inflamatórios, mas também existem terapias da medicina natural que complementam o tratamento médico, como por exemplo a osteopatia.

Mas como um osteopata me pode ajudar?

Inicialmente o osteopata deve avaliar o utente e perceber quais os sistemas disfuncionais e como é que de uma forma global pode ajudar o corpo a encontrar mais equilíbrio sistémico.

O objetivo da osteopatia é recuperar o equilíbrio estrutural e funcional. Para isso se utilizam diversas técnicas suaves, como por  alongamentos,  libertação miofascial (técnica que reduz a dor e devolve a mobilidade muscular).

Se a fibromialgia afecta a estrutura óssea e muscular, é conveniente aplicar osteopatia estructural; por outro lado, se é o sistema digestivo também é afetado, usa técnicas de osteopatia visceral. Já se a fibromialgia atinge o estado emocional, o conveniente é aplicar a osteopatia crânio-sacral.  Uma técnica com resultados muito bons em casos em que a componente emocional é a causa primária é a liberação somato-emocional, uma técnica indolor que ao liberar as tensões das membranas craniais consegue um efeito de relaxamento global em todo o corpo!

Embora  a fibromialgia não tenha cura, a osteopatia consegue reduzir os sintomas próprios desta doença. Este tratamento alternativo faz que você recupere a energia para ter uma vida activa.