O nutriente também é importante para a formação do DNA, previne anemia e pode ser bom para os músculos!

 

Porque que a vitamina B12 é tão importante para nós?

Importante para formação das células vermelhas do sangue: A vitamina B12 é essencial para a formação, integridade e maturação das células vermelhas do sangue, as hemácias. Quando este nutriente está ausente, as hemácias aumentam de volume e o tamanho do núcleo fica desproporcional ao do citoplasma.

Essencial para o sistema nervoso central: A vitamina B12 é necessária para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso. Sem essa vitamina, a mielina que recobre os nervos, como uma capa de proteção, sofre um desgaste que recebe o nome de desmielinização, processo que ocorre tanto em neurônios de nervos periféricos, quanto naqueles da substância branca do cérebro.

Importante para o DNA: Uma pesquisa realizada pelo Linus Pauling Institute of Oregon State University dos Estados Unidos descobriu que a ingestão de vitamina B12 reduziu o risco de quebras nos cromossomos levando a danos no DNA. Sofrer danos no DNA é um dos fatores de risco para o cancro.

Previne a anemia megaloblástica: A anemia megaloblástica é caracterizada pelo tamanho anormal e imaturidade das hemácias, além da diminuição de leucócitos e plaquetas. Como a vitamina B12 ajuda na formação, integridade e maturação das hemácias, ela também pode prevenir a anemia megaloblástica.

Quais são os Beneficios da vitamina B12 em estudo?

Boa para idosos: A vitamina B12 é benéfica para os idosos por dois motivos. Um deles é porque ela é essencial para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso. Além disso, um estudo realizado pelo Departamento de Fisiologia, Anatomia e Genética da Universidade de Oxford, Inglaterra, comprovou que os idosos que receberam suplementação vitaminas B12, B6 e ácido fólico tiveram um menor encolhimento do cérebro ao longo dos dois anos do estudo.

O atum é rico em vitamina B12 - Foto: Getty Images
O atum é rico em vitamina B12

Boa para os músculos: Algumas pesquisas apontam que a vitamina B12 ajuda na regeneração dos músculos e a manter as reservas de energia porque interfere na síntese de creatina, proteína essencial para manter o nível adequado de massa muscular.

Previne depressão: Uma pesquisa publicada no The American Journal of Psychiatry concluiu que boas quantidade de vitamina B12 diminuem o risco da pessoa desenvolver depressão.

O que pode acontecer se tivermos um défice desta vitamina?

A deficiência de vitamina B12 pode causar uma série de problemas. A ausência da substância leva a lesões irreversíveis no sistema nervoso, devido à morte dos neurônios. Isso irá provocar neuropatias que tem como sintomas mais comuns o formigamento nas pernas, queimação na sola dos pés, dificuldade para andar e incontinência urinária.

A ausência de vitamina B12 também aumenta o risco da pessoas desenvolver depressão. A anemia megaloblástica também pode ocorrer devido à falta desta vitamina. Alguns outros sintomas da ausência da vitamina B12 no organismo são:

  • Fadiga, falta de energia ou tontura ao se levantar ou fazer esforço
  • Falta de concentração
  • Falhas na memória
  • Paranoia e alucinações
  • Pele amarelada (icterícia)
  • Língua inchada e inflamada

Em que alimentos posso encontrar vitamina B12?

A vitamina B12 está presente em boas quantidades nos alimentos de origem animal, especialmente nos peixes de águas frias e profundas, como salmão, truta e atum, fígado, carne de porco, leite e derivados, ovos e ostras.

Alimento Quantidade de vitamina B12
Fígado cozido – 100 gramas 70 mcg
Atum cozido – 100 gramas 10 mcg
Truta cozida – 100 gramas 7.49 mcg
Salmão cozido – 100 gramas 3.26 mcg
Ovo – uma unidade 0.44 mcg

Fonte: Departamento de Agricultura dos Estados Unidos

 Posso tomar um suplemento de Vitamina B12?

Sim! É Sobretudo aconselhada em casos de casos de acloridria ou para quem toma omeprazol de forma continuada, pois nestes casos não existe concentrações adequadas de ácido clorídrico no estômago para produzir fator intrínseco necessário para que depois a vitamina B12 possa ser absorvida no intestino.

A Vitamina B12 da nossa loja contem uma dosagem concentrada, de tal forma que permite a sua suplementação mesmo que alguma não seja absorvida pelo intestino pela falta de fator intrínseco.