O que é a próstata?

A próstata faz parte do sistema reprodutor masculino. Localiza-se à frente do recto e sob a bexiga. O tamanho de uma próstata saudável, é semelhante ao de uma avelã, e tem a forma de um “donut“. A uretra (tubo através do qual flúi a urina), passa através da próstata. Se a próstata aumentar muito de tamanho, comprime a uretra, podendo causar problemas urinários, pois diminui ou pára o fluxo da urina, desde a bexiga até ao pénis.

Que sintomas nos podem indicar problemas?

  • Problemas urinários.
  • Incapacidade de urinar, ou dificuldade em iniciar ou parar o fluxo de urina.
  • Necessidade frequente de urinar, principalmente à noite.
  • Fluxo de urina fraco ou intermitente.
  • Dor ou ardor durante a micção.
  • Dificuldade em ter uma erecção.
  • Sangue na urina ou no sémen.
  • Dor frequente na zona inferior das costas, nas ancas ou na zona superior das coxas.

Na maioria dos casos, estes sintomas não estão relacionados com um cancro da próstata, e podem, ainda, ser provocados por tumores benignos (HBP) ou outros problemas. Só o médico poderá confirmar. Qualquer pessoa com estes sintomas, ou quaisquer outras alterações de saúde relevantes, deve consultar o médico, para diagnosticar e tratar o problema, tão cedo quanto possível.

Em Portugal, o cancro da próstata é o tipo de cancro mais importante e frequente no homem (superior ao cancro da pele) .

Que alimentos podemos comer ou evitar para prevenir problemas da próstata?

Fazer uma dieta selectiva, portanto, é fundamental para a saúde do aparelho reprodutor. A melhor parte dessa história?

Existem opções muito saborosas, disponíveis no dia a dia, indicadas para prevenir o cancro da próstata.

1. Alho e cebola

topiaria-de-alho-g-alhoO consumo de alho e cebola pode diminuir em até 30% as probabilidades de cancro da próstata, de acordo com estudo publicado pelo Instituto Nacional do Cancro dos Estados Unidos (NCI). Compostos sulfurosos, nutrientes antioxidantes que impedem a ação dos radicais livres, assinam a boa notícia. Meia cebola ou dois dentes de alho por dia já diminuem as chances desse tipo de cancro.

 

2. Tomate

tomate-calorias-1Talvez o mais famoso amigo da próstata- o tomate- é rico em licopeno, substância de alto poder antioxidante. Essa proteção pode diminuir em até 33% as probabilidades de desenvolvimento de tumores na próstata, segundo estudo feito pela Universidade de Harvard. Mas atenção: o organismo só consegue absorver o licopeno de alimentos cozidos – o estudo americano mostrou que homens com mais de 50 anos, habituados a consumir molho de tomate ou catchup mais de 10 vezes por semana, podem diminuir em até 50% as hipóteses da doença.

 

3. Soja

soja  - tudo sobre_16957_37816Conhecida por ser um alimento bastante versátil, a soja também desempenha um papel importante na hora de prevenir cancro de próstata. “A revisão de vários estudos indica que a genisteína, um tipo de isoflavona, aumenta a capacidade de autodestruição (apoptose) das células cancerígenas”

 

4. Oleaginosas

transferirAs oleaginosas, como nozes, amêndoas, avelã e amendoim, são ricas em selênio, mineral com ação antioxidante e que ajuda na renovação das células. Duas nozes por dia, por exemplo, já suprem as quantidades diárias recomentadas de selênio.Além disso, as oleaginosas contêm vitamina E, nutriente que melhora o funcionamento do sistema imunológico.

 

5. Vegetais verde-escuros

Vegetais como brócolos, cou9240008_a4azAve flor e espinafre diminuem os casos de cancro de próstata. Isso acontece porque esses alimentos são ricos em ácido fólico, nutriente que combate o efeito dos radicais livres nas células. O estudo, publicado na revista especializada Cancer Prevention Research, dos Estados Unidos, recomenda o consumo de pelo menos um vegetal verde por dia para garantir o efeito preventivo.

6. Chá-verde

Cha-Verde-650Beber cinco xícaras de chá verde diariamente pode ajudar a diminuir em 50% o risco de desenvolvimento do cancro da próstata, segundo um estudo do Centro Nacional Epidemiológico de Prevenção contra o Câncro, no Japão. O estudo avaliou cerca de 50 mil pessoas, com idades entre 40 e 69 anos para descobrir que a catequina, substância encontrada em abundância na bebida, inibe o crescimento das células cancerígenas.

 

Evite os Lácteos!

leite-2De acordo com um estudo feito pela Universidade de Harvard, consumir mais do que meio litro de leite por dia pode aumentar em até 20% as probabilidades de cancro da mama e de próstata. O leite diminui a absorção de vitamina D no organismo, essencial no processo de protecção contra cancro da próstata.

 

Posso limpar a próstata?

Segundo uma investigadora,  a Drª Hulda Clark, uma das causas dos problemas de próstata devem-se ao excesso de níquel(metal pesado)  que se acumula na próstata e provoca a sua inflamação.

Recomenda que se retirem os antigos chumbos dentários  e se limpe a próstata com um aminoácido chamado L-histidina.

Este aminoácido é fundamental para eliminar o excesso de metais pesados, que assimilamos, e são muito prejudiciais a nossa saúde.   Para a sua limpeza recomenda a toma 500mg x 1/día x 3 semanas.